Grupos de pesquisa

Español / English / Français

O formato de apresentação por  Grupos de Pesquisa tem o intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos por equipes de pesquisadores, de diferentes níveis de formação, que se dedicam aos estudos do discurso, bem como de fortalecer o diálogo entre esses diferentes grupos, e seus diferentes objetos, referenciais teóricos e metodologias de análise.

O grupo deve caracterizar-se pela pesquisa que desenvolve em conjunto e não necessariamente precisa coincidir com os grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, embora seja interessante que se justifique por essa razão.

  ENVIO DE RESUMOS

  • Cabe exclusivamente ao Coordenador (ou coordenadores) a responsabilidade de inscrever o grupo de pesquisa enviando um e-mail para (ciadufscar@gmail.com). Neste e-mail, cujo assunto será INSCRIÇÃO DE GRUPO, deve constar um arquivo Word (.doc), contendo o resumo geral do grupo de pesquisa e, separadamente, em arquivos Word (.doc) independentes, cada resumo individual dos membros do grupo que participarão do evento. Tais resumos devem ser formatados e nomeados conforme Normas para resumos.
  • Tanto o Coordenador quanto os membros do grupo devem proceder à inscrição conforme descrito na aba Inscrição.
  • Após recebidas as cartas de aceite para apresentação dos trabalhos do grupo, cabe ao Coordenador e aos membros do grupo de pesquisa gerarem o boleto para pagamento da inscrição, individualmente, direcionando-se à aba INSCRIÇÃO > GERAR BOLETO.

APRESENTAÇÃO

 Cabe ao COORDENADOR (ou coordenadores) de cada grupo de pesquisa:

  • Decidir quantos e quais são os trabalhos mais relevantes a serem apresentados no  tempo máximo de 40 (quarenta) minutos, com previsão de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos para perguntas.
  • Definir a forma de apresentação que julgar mais pertinente aos participantes de seu grupo, considerando o tempo da apresentação total do grupo.

 LIMITE DE PARTICIPANTES POR GRUPO

Não há um limite para o número de participantes de cada grupo. Cabe ao Coordenador do grupo decidir quantos e quais membros devem participar da apresentação, tendo em vista o tempo de 40 minutos de que o grupo dispõe para isso.

INSCRIÇÃO EM MAIS DE UM GRUPO DE PESQUISA

Caso o pesquisador atue em mais de um grupo de pesquisa, é possível se inscrever em até dois grupos. Neste caso, não é necessário fazer o pagamento de duas inscrições.

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Alunos de graduação com pesquisa de iniciação científica que desejem apresentar trabalho, podem se inscrever para apresentação tanto na modalidade Grupo de Pesquisa (contanto que integre um) quanto na modalidade Painel.