No Resumo Geral do Grupo de Pesquisa, de responsabilidade do/a Líder ou Coordenador/a, deve constar um breve histórico do grupo, de suas atividades, de seus principais problemas e objetos, das teorias norteadoras adotadas nas pesquisas, e dos resultados que se gostaria de destacar. Ao final do Resumo, deve constar ainda a Lista dos Membros do Grupo que apresentarão trabalho no evento, acompanhados dos respectivos títulos dos trabalhos que serão apresentados.
No Resumo Individual, de responsabilidade de cada membro de grupo de pesquisa ou participante com apresentação de pôster, deve constar referência ao grupo de pesquisa a que o trabalho se vincula, apresentação do objetivo da pesquisa, do objeto, da metodologia de coleta e de análise dos dados, da abordagem teórica, e da hipótese ou dos resultados parciais ou finais da pesquisa.
FORMATAÇÃO
Deve ser enviado em Word (.doc), com Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de linhas em 1,5. Deve ser formulado em um único parágrafo (sem abertura inicial de parágrafo), com alinhamento justificado. A página deve respeitar as margens superior e inferior de 2,5 cm, e direita e esquerda de 3 cm.
TÍTULO
Localizado na primeira linha da página; em negrito; centralizado; caixa alta (maiúscula).
SUBTÍTULO (se houver)
Localizado na segunda linha da página; em negrito; centralizado; caixa baixa (minúscula).
NOME(S) DO(S)/A(S) AUTOR(ES)/A(S)
Localizado(s) na terceira linha após o título; alinhado à direita; nome e sobrenome, apenas a primeira letra em maiúscula, sem negrito [no caso dos membros de grupo, o nome deve ser seguido pela sigla do grupo de pesquisa e pela sigla da instituição a que está vinculado, colocadas entre parênteses, separadas por ‘ / ’; no caso de apresentação de pôster, o nome deve ser seguido da Instituição a que está vinculado]. Abaixo, inserir o endereço eletrônico para contato (e-mail). Caso haja mais de um autor(a), cada nome deve seguir este mesmo modelo. Caso o(a) orientador(a) seja coautor(a) do resumo, o seu nome deve constar como autor, sem a menção explícita de que se trata de orientador(a). Não escreva o nome completo do grupo, nem da instituição, apenas as suas Siglas ou de forma resumida. Exemplo: LIRE-UFSCar; Observatório do Discurso-UFPB
CORPO DO TEXTO
Deve vir na terceira linha após o(s) nome(s) do(s)/a(s) autor(es)/a(s).
Deve conter o mínimo de 250 (duzentos e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras.
Não incluir imagem ou gráfico, nem bibliografia ao final.
Para indicar referência bibliográfica no corpo do resumo, empregar (Autor, ano), entre parênteses.
PALAVRAS-CHAVE
Localizadas ao final do resumo, na segunda linha após o corpo do texto. Indicar 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Empregar caixa alta apenas na primeira letra de cada palavra-chave. Pode-se usar expressões, ou seja, mais de uma palavra, como palavra-chave. Exemplos: “Análise do discurso”, “Formação discursiva”.
AGRADECIMENTO OU MENÇÃO A APOIO INSTITUCIONAL:
Caso o trabalho conte com alguma instituição financiadora, ao final do resumo, na segunda linha após as palavras-chave, indicar a sigla da instituição financiadora e o número do processo/projeto financiado. No caso de haver mais de uma instituição financiadora, separar por ponto e vírgula. Usar caixa alta na sigla.
O arquivo deve ser nomeado conforme exemplos a seguir:
REGRAS DE NOMEAÇÃO DO ARQUIVO DO RESUMO:
METARESUMO DO RESUMO GERAL DO GRUPO DE PESQUISA [para uso do/a Líder ou Coordenador/a de grupo]:
Clique aqui e (Faça o download do Metaresumo) para ter acesso a um metaresumo, com modelo, em conformidade com as normas aqui descritas, e que pode ajudar a dirimir eventuais dúvidas sobre o formato.
METARESUMO DO RESUMO INDIVIDUAL [para uso dos membros de grupo ou dos participantes com apresentação de pôster]:
Clique aqui e (Faça o download do Metaresumo).para ter acesso a um metaresumo, com modelo, em conformidade com as normas aqui descritas, e que pode ajudar a dirimir eventuais dúvidas sobre o formato.