CIAD 2021
O livro resultante da VI CIAD, sairá pela Editora Parábola e será lançado no VII CIAD:
O discurso e as emoções
Medo, ódio, vergonha e outros afetos
Apresentação:
- As emoções nas ciências da linguagem
Carlos Piovezani, Luzmara Curcino, Vanice Sargentini
Discurso, afetos e metalinguagem
- As paixões e os apaixonados na linguagem
José Luiz Fiorin
- Retórica, civilidade e controle das emoções como distinção social
Elvira Arnoux
- As emoções em discursos sobre a leitura
Luzmara Curcino
Palavras, política e paixões
- Retórica do ódio e pólis pós-política
João Cezar de Castro Rocha
- Discurso e afetos políticos: o ressentimento e a indignação
Vanice Sargentini e Amanda Braga
- Pathos, memória e política
Alejandra Vitale
Sensações, sentidos e sociedade
- Sentidos, sensações e sentimentos na história das sensibilidades
Alain Corbin e Georges Vigarello
- Discursos do medo na era da ansiedade
Jean-Jacques Courtine e Carlos Piovezani
- O olhar, as palavras e o gozo: o pensamento na indústria do imaginário
Eugênio Bucci
- Emoção e subjetividade na enunciação vocal
Pedro de Souza
- Poderes, emoções e desobediências: discursos sobre as masculinidades
Pedro Navarro
- O sofrimento animal e a sensibilidade humana: práticas e discursos da proteção
Éric Baratay
CIAD 2018
Luzmara CURCINO; Vanice SARGENTINI; Carlos PIOVEZANI. (org.). Discurso e (pós)Verdade. São Paulo: Parábola. 2021.
Há relações diversas e fundamentais entre o discurso e as verdades. As múltiplas relações entre a ordem do discurso e as verdades, sejam elas afirmadas taxativamente, sejam objeto de crítica ou de adesão parcial, sejam ainda recusadas de modo absoluto, podem tanto libertar quanto assujeitar. Elas podem se inscrever em posições conservadoras e ensejar discursos reacionários e até fascistas, mas podem igualmente derivar de posicionamentos progressistas e produzir pensamentos, atos e palavras emancipatórios. É disso que trata este livro, que conta com a participação de pesquisadores reconhecidos e provenientes de diferentes áreas e campos, e que abordaram esse tema de pontos de vista específicos.
Sumário:
Disponível na Editora: https://www.parabolaeditorial.com.br/discurso-e-pos-verdade
CIAD 2015
Luzmara CURCINO; Vanice SARGENTINI; Carlos PIOVEZANI (org.). (In)Subordinações contemporâneas: Consensos e resistências nos discursos. São Carlos: EdUFSCar, 2016. ISBN: 978-85-7600-450-9
O mundo contemporâneo parece estar particularmente marcado ao mesmo tempo, mas definitivamente não na mesma medida, por lutas e reivindicações legítimas, justas e necessárias e por radicalismos e intolerâncias espúrias e inadmissíveis. Por essa razão, torna-se absolutamente imperativo compreender o modo como os discursos produzem os consensos e as resistências entre os sujeitos, as classes e os grupos que integram as sociedades de nossos dias. É com esse objetivo que este livro busca analisar como as hegemonias e as dissidências discursivas que se encontram na Mídia, na Política e na Linguagem constroem os sentimentos do medo e da felicidade, os preconceitos de classe e de gênero e ainda os dissensos e as divisões sociais, sempre em detrimento dos mais desfavorecidos.
Sumário:https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/md7591_1011161722ss-407980.pdf
Disponível na Editora: https://www.edufscar.com.br/(in)subordinacoes-contemporaneas-consensos-e-resistencias-nos-discursos
CIAD 2012
Vanice SARGENTINI; Luzmara CURCINO; Carlos PIOVEZANI (org.). Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: EdUFSCar, 2014. ISBN: 978-85-7600-385-4
Os homens falam cotidiana e ininterruptamente, mas Foucault nos ensinou que há uma raridade em seu dizer, pois existe um descompasso entre tudo o que poderíamos enunciar e aquilo que é efetivamente dito numa sociedade. Ao lado dessa diferença, reside outra, que consiste nas distinções entre as falas mais ou menos efêmeras ou duráveis. Em Presenças de Foucault na Análise do discurso, o leitor encontrará uma consistente série de textos que desenvolvem esses e outros fecundos postulados do filósofo francês, examinando o funcionamento e as transformações da autoria, a produção contemporânea das subjetividades e as relações entre mídia, política e discurso em nossos tempos. A potência e a produtividade heurísticas já demonstradas pela Análise do discurso intensificam-se significativamente, ao expandir as incontornáveis contribuições do pensamento de Foucault às reflexões sobre os constantes poderes e perigos contidos no trivial e raro ato de falar.
Sumário: https://arquivosbrasil.blob.core.windows.net/insulas/anexos/md7528_0112141511ss-407920.pdf
Disponível na Editora: https://www.edufscar.com.br/presencas-de-foucault-na-analise-do-discurso
CIAD 2009
Vanice SARGENTINI; Luzmara CURCINO; Carlos PIOVEZANI (org.). Discurso, Semiologia e História. São Carlos, Claraluz, 2011. 292 p. ISBN: 978-85-88638-61-7.
Este livro oferece ao leitor um conjunto de discussões que o Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR/UFSCar) realizou sobre alguns domínios e conceitos que frequentam ou colocam questões à Análise do discurso, em função da própria configuração semiótica sincrética dos objetos discursivos analisados na contemporaneidade. Com vistas a interpretar a multimodalidade semiótica dos discursos, sem descurar de sua dimensão histórica constitutiva, reflete-se aqui sobre a ‘Semiologia histórica’ proposta por Courtine, questionando quais são suas contribuições para a AD. Dessa reflexão, derivaram algumas questões; inspirar-se na Semiologia histórica implicaria não mais fazer Análise do discurso? Há continuidades e descontinuidades entre Saussure, Barthes, Foucault, Pêcheux? Quais são as relações de confluências, de diferenças e de limites entre o discurso, a semiologia e a história? A obra tenta responder direta ou indiretamente a algumas dessas questões e suscitar outras, a partir do estudo da emergência do paradigma semiótico-estrutural na França dos anos de 1960 até os desenvolvimentos ulteriores da AD no Brasil.
Sumário:
CIAD 2006
Vanice SARGENTINI; Maria do Rosário GREGOLIN (org.). Análise do Discurso: Heranças métodos e objetos. São Carlos, Claraluz, 2008. 192 p. ISBN: 978-8588638-37-2
Este livro foi consagrado à primeira edição do Colóquio Internacional de Análise do Discurso (I CIAD), realizada em 2006, e seus capítulos representam a multiplicidade de compreensões e pontos-de-vista sobre o que é fazer Análise do Discurso no Brasil na atualidade. Essa polifonia de vozes que caracteriza os estudos do discurso é um espelho da produtividade desse campo teórico, que não se furta a questionar insistentemente seus fundamentos teóricos, seus métodos e objetos. Essa problematização constante é um nutriente poderoso que visa consolidar caminhos traçados e abrir novas vias por onde se encontrem outras rotas para o caminhar.
Sumário: